quinta-feira, 9 de julho de 2015

DANÇA - 9º ANO

RUA DO ENCONTRO


Apreciação

  • Como são os movimentos nas duas imagens? Os movimentos são de torção, de dobrar ou de esticar?
  • De que forma o corpo se movimenta nas imagens? Como um todo ou há partes que são mais usadas?
  • Como são as ações que compõem um passo de dança? São ações mais próximas do chão ou se desenvolvem mais ao nível médio e alto? As formas de movimentos são mais retas ou mais sinuosas no espaço?
  • Há materiais cênicos nas imagens? Justifique a sua resposta.
  • Assista ao vídeo do espetáculo para que sejam discutidos outros aspectos da dança.



Samwaad - Rua do Encontro, com os dançarinos da Companhia Teatro Dança Ivaldo Bertazzo, de São Paulo

A palavra Samwaad, que significa harmonia do encontro, é simbólica não só para o novo espetáculo, mas também para a carreira de Ivaldo Bertazzo. Durante décadas, Bertazzo fez da dança indiana uma fonte de pesquisa para seus estudos sobre a construção do gesto e a reeducação do movimento. Paralelamente às suas atividades de pesquisa e ensino, ganhou destaque como o coreógrafo capaz de organizar espetáculos interpretados pelos chamados cidadãos-dançantes, ou seja, os indivíduos comuns e sem pretensões de dançar profissionalmente. Se antes Bertazzo fazia de uma tradição distante como a indiana a base de coreografias interpretadas por uma elite social, hoje ele amplia o sentido de seu trabalho associando todo o seu conhecimento e experiência à cultura brasileira e ao talento artístico existente nas populações marginalizadas do Brasil. Protagonizado por 55 jovens pertencentes a ONGs de São Paulo, o espetáculo de Bertazzo promove uma confluência cultural que também congrega músicos da melhor estirpe, vindos de escolas de samba paulistanas e da tradição indiana.














ATIVIDADE

Ação expressiva

  • Fazer, em grupo, um pequeno estudo coreográfico, tendo como desafio estético escolher um espaço diferente na escola e lá fazer a criação.
  • Depois, apresentar seu estudo e assistir a apresentação de seus colegas.
  • Registre suas impressões após as apresentações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário