Linguagens e Movimentos Artísticos

  • Linguagens da Arte

É muitíssimo importante que o ser humano desde os primeiros anos de vida tenha contato com desenhos, pinturas, esculturas, músicas, danças, teatro, isto é, com a arte e suas diferentes linguagens. Já na escola, o contato com a arte, além de ser conhecimento, também é fonte de inspiração para a expressão da criança.

Aos poucos, elas vão se familiarizando com as cores, com as linhas, as formas, o sons, os movimentos, enfim, com os conteúdos das artes plásticas e visuais, música, teatro e dança e, com esse conhecimento, com essa alimentação estética, sonora, visual e interpretativa, as crianças estão aptas realizarem suas criações artísticas.

O importante é que em qualquer linguagem a criança consiga se expressar de forma criativa e própria e, para que isso aconteça, o papel do professor é fundamental.




I - Artes plásticas e visuais – Arte das linhas, das formas e das cores

Modalidades: Desenho, pintura, gravura, escultura, artesanato, cerâmica, tapeçaria, cestaria, colagem, histórias em quadrinhos, fotografia, instalações, arquitetura, imagens por computador, etc. Conteúdos: pontos, linhas, formas, texturas, cores, composição, peso, ritmo, volume, relevo, harmonia, etc.



II – Teatro – Arte da representação 

Modalidades: Teatro infantil, juvenil, adulto, tragédia, comédia, teatro de fantoches, teatro de bonecos, mímica, pantomina, circo, cinema, teatro mambembe, televisão (novelas, propagandas, mini-séries, e outros).

Conteúdos: texto teatral, jogos, improvisações, movimentos, gestos, espaços cênicos, época, trilha sonora, maquiagem, adereços e vestimentas.







III – Música – Arte dos sons

Modalidades: música como forma de comunicação, gêneros musicais, voz humana, sons corporais, sons produzidos, sons agradáveis, desagradáveis, poluição sonora, improvisação, interpretação e possibilidades de composição musical.

Conteúdos: Propriedades dos sons (altura, intensidade, duração e timbre). - Elementos da música (melodia, dinâmica, ritmo, timbre, harmonia e textura musical). - Vozes (femininas, masculinas, infantis, grupos musicais, etc). - Instrumentos (corda, sopro, percussão e elétricos). - Notação musical (convencional e não convencional). 




IV – Dança – Arte dos movimentos

Modalidades: dança como forma, como expressão, como narração, como manifestação social, danças populares, etc.

Conteúdos: movimentos, espaço para a dança, espaço pessoal (kinesfera), níveis (baixo, médio e alto), relação corpo x objeto, estilos, coreografia, coreologia.


Fontes:

- Martins, Mirian Celeste Dias – Aprendiz da arte – 1998
- Martins, Mirian Celeste Dias – Proposta pedagógica para o Ensino da Arte na Ed. Fundamental – SEESP – 1985 / Atualização 2007.
- Raffa, Ivete – Fazendo arte com os mestres – Ed. Escolar – 2006
- Raffa, Ivete – As linguagens da arte – Pref. Municipal de Paraguaçu Pta - 2008

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?visivel=sim&conteudo=&mes=12



  • Definição e características dos Movimentos Artísticos






Um movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto.

Considera-se o impressionismo como o primeiro movimento a incorporar a maioria dessas características. Anteriormente, e sobretudo desde a constituição da chamada arte autônoma - quando o fazer artístico se descola da sua função religiosa, seguindo "em direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato secular e finalmente a produção para o mercado"  - a História da Arte tratava de períodos, escolas, tendências ou estilos (o período renascentista, a escola flamenga", o gótico" e a tendência romântica, por exemplo).

A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, com o impressionismo e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado como uma nova vanguarda artística.


  • Movimentos Artísticos 

RENASCIMENTO- Século XVI- É marcado pela capacidade ilimitada da criação humana ( racionalidade) é impulsionado pelo processo econômico das cidades italianas, dominada por uma rica burguesia, interessada nas letras e nas artes. Os principais artistas deste movimento são: Leonardo da Vinci e Michelangelo.

BARROCO- Século XVII / XVIII- Mistura a espiritualidade da Idade Média com a racionalidade do Renascimento. A sua principal marca é o contraste com as obras rebuscadas. Os mestres do movimento são: o italiano Caravagglio e o holandes Rem Brandt. O Barroco da início a arte no Brasil, ligada a igreja e o principal nome do movimento é o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Alejadinho.

ROMANTISMO- Aparece no fim do século XIX. Defende a liberdade de criação e valoriza a emoção, as obras valorizaram a individualidade, o sofrimento amoroso, a natureza e o passado. O movimento é influenciado pelo francês Jean-Jacques Roussean e na pintura o ícone foi o espanhol Francisco Goya. O tema era: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe".

PRIMITIVISMO- Foi desenvolvida por artistas populares, com pouca formação técnica, são pinturas consideradas ingênuas ou exóticas. O movimento surgiu em 1886 na França, por iniciativa de intectuais que valorizaram as criações populares. No Brasil os expoentes foram, Heitor dos Prazeres e Mestre Vitalino.

CUBISMO- Surge no século XX e é considerado o mais influente movimento desse século. Os artistas pintam objetos achatados, eliminando a ilusão de tridimensionalidade, revelando todas as faces da fígura as mesmo tempo. Utilizam figuras geométricas, como piramides, cubos e cilindros. O grande nome do cubismo é Pablo Picasso.

SURREALISMO- Aparece nos anos de 1920 na França e teve influência do Psicanalistas Freud, utiliza o papel inconsciente na criação, livre do controle e da razão. Os principais artistas do movimento são: o belga René Megritte, o alemão Max Ernst e o espanhol Salvador Dali.

MODERNISMO- No Brasil, o termo identifica o movimento desencadeado pela semana da arte Moderna de 1922 em São Paulo. Seus principais membros rejeitavam as influências estrangeiras, mesclavam a cultura internacional com a cultura nacional. Originando uma arte vinculada a realidade brasileira e os principais nomes do movimento é Tarsila do Amaral e o escultor Victor Brecheret.

POP ART- São artes plásticas que utilizam os elementos da cultura de massa e da sociedade de consumo, surge na década de 50. No Reino Unido ganha força. É nos EUA usa a linguagem da publicidade e da televisão, os ídolos populares são a base da criação e o principal nome do movimento é Andy Warhol.




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