História da Arte - Idade Contemporânea


Idade Contemporânea (Do século XVIII ao final do século XIX)


A Idade Contemporânea é o período que marca desde a Revolução Francesa, fato esse que modificou toda a história política e social da França e segue até hoje, com as diversas manifestações artísticas que surgiram.






A globalização já estava acontecendo e o iluminismo, uma corrente filosófica que acreditava na razão do homem e não na religiosidade se propagou. Foi também nesse período que ocorreram as Grandes Guerras e a revolta de artistas através da arte. 








Neoclassicismo

Entre o século XVIII e XIX, no final de um e início do outro surge o estilo chamado Academicismo (nas academias mantida pelo governo europeu, seria ensinada as concepções da arte greco-romana) ou Neoclassicismo (volta da arte greco-romana), na França.





De acordo com os neoclassicistas, só haveria arte, se os artistas resgatassem os ideais gregos e renascentistas. Dessa forma, a arte nesse período era considerada bela.







Nas escolas de belas-artes, os alunos deveriam conhecer a arte do período antigo e por isso era produzida baseada na técnica e nas convenções gregas e romanas.




A arquitetura neoclássica

Em todas as partes, via-se a arte grega e o renascimento. Um exemplo está nas edificações, como em casas ou em templos religiosos, colunas, frisos, estátuas, planta dos edifícios com forma de cruz, etc. As obras arquitetônicas que mais se destacaram foram: A igreja de Santa Genoveva, projetada por Jacques Germain Souflot, um dos primeiros arquitetos do estilo, e, a Porta de Brandemburgo, localizada em Berlim, projetada pelo arquiteto Karl Gotthard Langhans.







 




A pintura do neoclassicismo

A pintura é inspirada na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, principalmente em Rafael, um pintor que se destacou por usar o equilíbrio entre as cores. As Revoluções Francesa e Industrial causaram grandes mudanças nas artes nesse período. Geralmente as obras expressavam fortes emoções e um realismo, fazendo da obra uma grande influência para a época.

Principais Pintores

  • Jacques Louis David (1748-1825) - pintou fatos relacionados à vida do Imperador Napoleão, se tornando pintor oficial. As características encontradas em suas obras foram: realismo, emoção, sentimentos, o imperador, etc.


  • Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867), através de David, que o influenciou no período, suas obras possuíam cenas da mitologia grega e da história, assim como retratos e pessoas nuas que deixavam muita crítica. Ele soube retratar a fisionomia da sociedade da época.






Romantismo


Os românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica. Eles queriam se libertar das regras e valorizar o estilo do artista na obra. Ela se caracteriza por aderir os sentimentos, a imaginação, o nacionalismo e a natureza, através das paisagens.



Presenciamos um contraste entre o estilo anterior e o Romantismo que surgiu por volta do século XIX. Século agitado por mudanças social, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa.







A pintura romântica

Suas características se aproximam da arte barroca:

  • dinamismo, através de uma composição em diagonal; 
  • valorização das cores e dos contrastes claro-escuro; 
  • busca das emoções humanas e de fatos da história da época. 



Principais artistas

  • Francisco José Goya y Lucientes (1746-1828) - o artista mostrou por meio de retratos, o povo, as personalidades da época, a guerra, as cenas históricas. Como a pintura de certos temas vinham a se consolidar dentro do estilo, ele buscou um modo de represetar a história de modo mais geral. Como disse, Lionello Venturi, " a pintura de Goya é um simbolo eterno da revolta popular contra a opressão".




 
  • Eugène Delacroix (1799-1863) - esse artista teve o privilégio de viajar com a comitiva do embaixador da França, afim de retratar e documentar os hábitos das pessoas daquela terra. Ele mostra a multidão, uso das cores e luzes e um foco nas obras de caráter político. 





  • Jean Louis André Théodore Géricault nasceu em 1791, em Rouen, no seio de uma família relativamente abastada. Estudou com os pintores Carle Vernet e com Pierre Guérin, em cujo estúdio conheceu Eugéne Delacroix. Desde os primeiros trabalhos, Géricault evidencia tendência para se afastar dos ideais estéticos do Neoclassicismo frio da escola oficial, representada ou dominada pelo pintor de Napoleão, Jacques Louis David.



A paisagem romântica


Apesar de já ser bem desenvolvida no século XVIII, foi nesse estilo que atingiu o seu ápice, principalmente na Inglaterra. Suas características são: realismo, utilização das cores da natureza, da luz, e outras, sendo essa última característica um preparo para as obras dos impressionistas.


  • Joseph Mallord William Turner (1775-1851) - representou a natureza, suas cores brilhantes, variando entre os tons. Dentre as obras, se destacam: O Grande Canal, Veneza e Chuva, Vapor e Velocidade. 


  • John Constable Constable (1776-1837) - voltados para obras da natureza, retrata os lugares em que ele mesmo nasceu e viveu. Com a luz em suas obras, conseguiu um efeito vivo e sereno. Suas obras que se destacam são : A Carroça de Feno e Stonehenge.






Realismo

O Realismo surge entre 1850 e 1900. Fruto das artes produzidas na Europa. Ele foi influenciada pela industrialização que dominava a época.

O homem contemporâneo entendeu que precisava ser realista, tendo uma visão mais técnica e deixando um pouco de lados as emoções humanas.


A arquitetura realista

Em busca de atender os novos desejos e necessidades das pessoas, provenientes da industrialização, os arquitetos foram capazes de criar cidades que tivessem fábricas, armazéns, lojas e outros estabelecimentos, para adequar tantos os trabalhadores, quanto a classe da época.



A escultura realista

Na escultura, o realismo dominou os artistas, sendo que as obras eram mostradas com elas são. Eles retratavam a sociedade e o contexto político da época.

Principais escultores


  • Auguste Rodin (1840-1917) - as obras desse artistas buscaram representar os pequenos gestos humanos, destacando as emoções, o romantismo e o lado mais natural do realismo. Suas obras foram alvo de muitas críticas.




A pintura realista

A pintura busca retratar a objetividade com que os cientistas retratavam os fenômenos, esquecendo, assim, os temas antigos, históricos e a imaginação. Sendo parte da criação, apenas, aquilo que é real. É nesse período que surge a "pintura social" que retrata os problemas dos trabalhadores da sociedade contemporânea

Principais pintores
  • Jean-François Millet (1814-1875), pintor francês realista do século XIX, criou em suas obras várias representações da vida no campo. Os seus quadros mais conhecidos são O Angelus e As Respigadoras.




  • Gustave Coubert (1819-1877) - criador da pintura social, mostrando temas que retratavam o cotidiano, as classes sociais mais pobres e os trabalhadores do século XIX.



  • Édouard Manet (1832-1883) - suas obras retratavam mais a classe alta da época. Algumas de suas obras foram criticadas, por seguir as normas clássicas, mas suas obras se iniciaram. Elas ganham luminosidade, inovação e outros destaques, sendo elas que foram as precursoras do impressionismo. Algumas delas foram: Tocador de Pífaro, Almoço no Ateliê e Bar de Folies-Bergère, e outras.







Impressionismo


Movimento artístico que mudou a arte do século XX. As pessoas puderam apreciar as obras do período, numa exposição em Paris, em abril de 1874, mas ela foi mal vista por seus observadores.



Principais características:

  • Registro das alterações que a luz provocava nas cores da natureza;
  • As pinturas deveriam representar a cor que a luz do sol refletia nos objetos, pois elas se alteram com a luz;
  • Figuras sem contorno;
  • Sombras luminosas e coloridas;
  • Utilização da lei de cores complementares para dar contraste às imagens;
  • Não deve haver mistura de cores para formar diferentes tonalidades e cores. 

Principais pintores:



  • Édouard Manet (1832-1883), citado anteriormente. Manet, assim como os outros artistas impressionistas, utilizou tons fortes em suas pinturas. Usou técnicas de jogos de luz e o recurso de sombras. Usou formas simplificadas em suas obras. Abordou em suas pinturas os temas da vida do período em que viveu. Obras principais: Berthe Morisot de Chapéu Preto, A execução de Maximiliano.


  • Claude Monet (1840-1926). Obras principais: Impressão, sol nascente e Regata em Argenteuil, entre outras.




 
  • Pierre Auguste Renoir (1841-1919) - sua forma de pintar era otimista e alegre. Ele buscava retratar a vida da sociedade de Paris no fim do século. Suas principais obras foram: Baile no Moulin de la Galette.



  • Edgar Degas (1834-1917) - ele valorizava o desenho, pintava poucas paisagens e o que ele mais gostava era pintar espaços interiores. Exemplo de obras: Ensaio de Balé, No Palco, etc.





Em 1886, dois artistas Georges Seurat e Paul Signac realizaram a última exposição do estilo. Seus trabalhos deram origem ao Pontilhismo e o Divisionismo, cuja técnica em tela era representar uma figura através de minúsculos pontos.









Pós- impressionismo

Como o nome indica, o pós-impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX. O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.

A maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos. Sentindo-se limitados e insatisfeitos pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais além, ultrapassar a Revolução de Manet. Aí se encontra a gênese do novo movimento, que não buscava destrir os valores do grande mestre, e sim aprimorá-los. Insurge-se contra o impressionismo devido à sua superficialidade ilusionista da análise à realidade.

Movimentos impressionistas como o Pontilhismo ou o Divisionismo nunca são chamados pós-impressionistas mas sim de neo-impressionistas.

A expressão Pós-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se desenvolveu de 1886, a partir da última exposição impressionista, até o surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque.Ela abrange pintores de tendências bem diversas, como Gauguim, Cézanne, Van Gogh e Seurat. Além desses artistas, Toulouse Lautrec, que documentou a vida parisiense do fim do século XIX.

Gauguin

Paul Gauguin (1848-1903) por volta de 1884 seus quadros superavam a tendência impressionista: a tinta começa a ser usada pura, em áreas de cor bem definidas, os objetos passam a ser coloridos de modo arbitrário e a representação deixa de ser tridimensional. Mas em 1888 as características de sua pintura acentuam-se bastante, principalmente na obra “Jacó e o Anjo”. Agora ao contrário da pintura impressionista, os campos de cor são bem definidos e limitados por linhas de contorno visíveis, as formas das pessoas e dos objetos são planas e as sombras desaparecem.







Cézanne

Paul Cézanne (1839-1906) não se preocupou em registrar o aspecto passageiro de um momento provocado pela constante mudança da luz solar, o que Cézanne buscava era o permanente, a estrutura íntima da natureza. Essa mudança radical de concepção já é evidente em sua tela “O Castelo de Médan”. O rompimento com o grupo impressionista é inevitável, pois a tendência de Cézanne em converter os elementos naturais em figuras geométricas - como cilindros, cones e esferas - acentua-se cada vez mais. Olhando a pintura de Cézanne, é fácil compreender a enorme influência que ele exerceu sobre os artistas que nas primeiras décadas do século XX criaram a arte denominada Moderna.








Toulouse-Lautrec

Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) morreu com apenas 37 anos. A vida urbana e agitada de Paris que Toulouse-Lautrec registrou de forma inconfundível em suas telas.Interessavam a ele, os artistas de circo, as dançarinas, os freqüentadores dos bares e cabarés, as prostitutas e as pessoas anônimas.
Podemos ver isso em Circo Fernando: a Amazona, Jane Avril Dançando a Mélinite, O Moulin Rouge (ao lado) e No Salão da Rue des Moulins.












Van Gogh


Vincent Williem Van Gogh(1853-1890) percorreu uma trajetória difícil. Nascido na Holanda, foi comtemporâneo de muitos pintores e até se aproximou de alguns deles, como Toulouse-Lautrec e Gauguin, mas na verdade foi uma pessoa solitária. Sua pintura estava então ligada à tradição holandesa do claro-escuro e à preocupação com os problemas sociais, As cores que usava eram sombrias e seus personagens melancólicos, como por exemplo na tela "Os Comedores de Batata". Em 1881 voltou para a Holanda, mas em 1886 seguiu para Paris, onde teve início uma nova fase. Ligou-se ao movimento impressionista, mas logo o abandonou, pois procurava um novo caminho para sua arte. Em 1888 passou a pintar ao ar livre.









































11 comentários:

  1. Muito bom seu blog, Parabéns,acabei criando o meu blog também referente a historia, se puder me ajudar em algum comentário no que eu posso melhorar vou agradecer e muito, Obrigado por favor manter contato Abraço.

    Meu Blog: https://museuhistoricoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Muito bom saber que estou contribuindo com minhas postagens!!! Vou entrar no seu blog e logo mais responderei! Abraço!!!

      Excluir
    2. Sugestão: Se você puder acrescentar dados na lateral do seu blog como sua bio, gadgets para seguir seu blog, etc... seria interessante. Mas os assuntos são muito bons!

      Excluir
    3. na história da arte na idade contemporânea também entra o surrealismo?

      Excluir
    4. Oi, Larissa! A Idade Contemporânea vai do século XVII aos nossos dias. A página que trata somente do século XX ainda não foi concluída. O Surrealismo entra nessa fase.

      Excluir
  2. Parabéns, muito bom.
    Para quando o séc XX?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!!! muito instrutivo e bem objetivo eu que comecei a trabalhar com a disciplina de artes este ano para completar minha carga horária me serviu bastante,obrigada!!!!!

    ResponderExcluir