Artes Visuais

Arte Visual


Composition VI - Wassily Kandinsky (1913)


Desde os tempos primitivos, o ser humano ao dominar a natureza, busca dominar a si próprio e a aprimorar os seu sentidos, a partir de então inicia-se o desenvolvimento de contextos pictóricos ligados à diversos tipos de simbologia, dos desenhos rupestres até os nobres quadros dos impérios.

A partir do momento que o homem expressa através de símbolos e figuras a sua realidade, seja ela interior ou exterior, mediante a evolução de sua cultura e postura social, refina-se a visão conceitual de um acontecimento ou substância.  Toda arte é individual e coletiva, e a arte visual estuda e relata tudo aquilo que analisado, percebido ou sedutor perante os olhos de maneira criativa.

Arte Visual  e o design atuam ao representar visualmente uma forma, cor ou representação, estando presente no teatro, na música, no cinema , na fotografia e demais expressões. Nos tempos atuais, além de atuar no segmento artístico, também exercem papel fundamental na representação visual comercial, de empresas e instituições públicas.

Toda arte apreciada pelo olhar é conceituada como arte visual, e abrange a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, web design, a moda, a decoração e o paisagismo. Lida com o caráter teórico e prático do estético, seja o estético do belo, do funcional ou do fazer pensar.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_visual
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/ 

Tópicos Relacionados: (Clique nos links) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário