quarta-feira, 21 de outubro de 2015

INSTRUMENTOS MUSICAIS



A classificação dos instrumentos musicais


Os instrumentos se agrupam com características comuns, segundo sua constituição, som e a forma como produzem o som.


Atualmente os instrumentos são classificados como instrumento de corda, instrumento de sopro e instrumento de percussão.
Muitos instrumentos musicais estão presentes em nossa cultura, são eles os Idiofones, Membranofones, Aerofones, Cordofones e Eletrofones.
Os Idiofones são conhecidos como instrumentos de percussão como, por exemplo, triângulo, as castanholas, os blocos de madeira, o sino, ganzá ou guizo, as clavas, o coco e o chocalho. Alguns deles são afinados precisamente como os Xilofones e Metalofones, com altura indeterminada, o que significa que não são afinados segundo uma escala ou modo, maior ou menor. Esses instrumentos não produzem tom, afinação definida, eles produzem ruídos e o próprio corpo do instrumento é responsável pela produção do som.


Os Membranofones estão presentes em nossa música brasileira, são eles, tambores, bongôs, pandeiros, surdos, tamborins etc. O som é produzido por uma membrana ou pele esticada sobre uma caixa, podendo ser mais esticada para obter um som mais agudo e mais solta o som mais grave. Quanto menor o tambor mais agudo será o som, o motivo é que a área da vibração do som é menor.


Os Aerofones são os instrumentos de sopro de todas as espécies, seu formato tubular que produz som quando o ar é soprado para dentro dele. São divididos em dois grupos: as madeiras, que incluem a flauta, o oboé e a clarineta; e os metais como trompete, trombone, trompa e a tuba.


Os Cordofones são os instrumentos conhecidos por ter uma ou mais cordas esticadas entre dois pontos fixos, entre eles estão o violino, o violoncelo, a harpa, o violão entre outros. As afinações desses instrumentos dependem do seu cumprimento e de sua espessura e sua tensão, uma corda longa, grossa e frouxa terá o som mais grave, uma corda curta e fina o som mais agudo, os cordofones são originalmente conhecidos como instrumentos de cordas.





E os Eletrofones que produzem som eletricamente como por exemplo o sintetizador que pode ser tocado com um piano e um painel de controle acima do teclado e transforma o som produzido. Eles são usados como uma memória de computador que podem tocar um playback de sons programados, muitos músicos utilizam para acompanhar e fazer seus improvisos.



Um comentário: