domingo, 6 de outubro de 2013

O Teatro em Santo André

A História do Teatro no Grande ABC


Imagens e Narrativas do Teatro no ABC Paulista de 1950 a 1980 Partes 1 a 5





 

As Escolas de Teatro de Santo André

Valorizando aquilo que é nosso e divulgando cursos...

  • Escola Livre de Teatro


 

A Escola Livre de Teatro de Santo André (São Paulo), mais conhecida como ELT, foi criada em 1990 na primeira gestão do prefeito Celso Daniel na cidade. Hoje a ELT é uma referência na formação teatral internacionalmente reconhecida pelo seu método inovador e pioneiro de trabalho, embasado na pedagogia da autonomia, na gestão coletiva e no processo de criação colaborativo, questões estas que influenciaram diretamente no modo de trabalho dos grupos de teatro paulista, conhecido como “Teatro de Grupo”. A ELT serve de exemplo para várias outras escolas livres que se criaram no país a partir da sua experiência.

http://escolalivredeteatro.blogspot.com.br/ 


  • Cia do Nó



A Cia do Nó de Teatro é uma OSCIP, situada em Santo André, que trabalha desde 1999 para garantir pleno acesso à cultura na região do Grande ABC. O Nó desenvolve três projetos com esse fim.

Pesquisa Teatral: Desenvolvemos espetáculos que circulam na região do Grande ABC e em outros estados brasileiros.

Escola de Teatro Cia. do Nó: São oferecidas 120 vagas anuais a baixo custo financeiro para crianças, jovens e adultos. Nas aulas são abordados ferramentas teatrais e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Difusão Cultural: Nosso teatro sede está aberto para receber grupos e/ou pessoas que queiram compartilhar suas idéias e seus trabalhos.



  • Escola Nacional de Teatro (E.N.T.)


A Escola Nacional de Teatro atua no mercado há 20 anos, tempo esse que lhe proporcionou experiência que possibilita unir conteúdos pedagógicos e artísticos com extrema qualidade, tornando-se assim, a primeira e única Escola Técnica para preparação de atores em Santo André. Essa experiência e o permanente acompanhamento das tendências do cenário artístico nos possibilitam identificar necessidades dos nossos alunos e mantê-los sempre atualizados.

O constante aperfeiçoamento do nosso processo de ensino passa pela cuidadosa seleção dos profissionais que integram nossa equipe, trazemos de SP para Santo André os melhores professores, levando em conta sua formação acadêmica (licenciados, bacharéis, pós graduados e mestres) e atuação prática na área.

A busca pela excelência na prestação dos nossos serviços educacionais vai desde o cuidado de conhecer individualmente cada um de nossos alunos, mantendo a relação direta entre todos os participantes da comunidade escolar, até o constante questionamento do que ainda pode ser feito por nossos alunos. Pensando sempre em como podemos contribuir mais para a formação pessoal e profissional destes que são parte fundamental da nossa existência.

Nossa escola transcende a função de preparar artisticamente agregando também a função de preparar para vida, a preocupação com o “humano” é uma das nossas qualidades, somos agentes transformadores através da arte do teatro e do relacionamento humano. Essa característica proporciona à E.N.T um ambiente acolhedor e divertido.

Os alunos da E.N.T sabem que nossa escola não se limita à função de ministrar aulas, nossa equipe é preparada para desenvolver as mais variadas atividades extracurriculares que propiciem aos nossos alunos a oportunidade de exercer praticamente os conteúdos adquiridos em aula, se preparem para o mercado profissional, e realizar a experimentação artística. Nessa linha já desenvolvemos a “Feira Cênica”, o “Festival Interno de Cenas Curtas”, o “Torneio de Cenas Curtas”, a “Mostra Experimentos de Cenas Curtas” e o “Projeto Cena Aberta”.

A E.N.T esta sempre disponibilizando os melhores recursos para contribuir com a vida e a realização dos sonhos dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário