terça-feira, 17 de setembro de 2013

Santo André ganha Pinacoteca

Pinacoteca para ver e sentir




Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC 







A relação entre Santo André e a arte começou em 1968, com a inauguração do Paço Municipal e abertura do Salão de Arte Contemporânea. Após 45 anos e com um acervo que contabiliza 815 obras, a cidade inaugura hoje a sua primeira Pinacoteca.

Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, um dos idealizadores do Salão de Arte, a exposição conta com 100 trabalhos, principalmente pinturas. “Escolhemos uma obra de cada ano do salão e privilegiamos as telas devido à fragilidade dos papéis, que ainda precisam passar por algumas restaurações antes de serem expostos”, disse o curador da exposição.

Segundo o secretário de Cultura, Raimundo Salles, o acervo do município, que embora rico, estava em más condições de armazenamento. “As obras estavam mal condicionadas, cada uma em um canto. Também não tínhamos nada catalogado e nem um local para expormos o patrimônio que adquirimos desde 1968.”

No espaço ficarão expostas esculturas, pinturas, gravuras e fotografias do acervo. O artista andreense Luís Sacilotto, que já tem obras espalhadas pelas ruas da cidade e no Sesc, ganhou um destaque na exposição da inauguração, com uma pintura e cinco gravuras.

Uma biblioteca de artes também foi montada na Pinacoteca. “Trouxemos esse acervo da Casa do Olhar para dar mais espaço para as exposições de lá. Como o prédio é tombado e com restrições para reformas, otimizamos o ambiente e contribuímos ainda com a Pinacoteca”, contou Flávia Dotto, curadora de artes da cidade.

A intenção é que as obras fiquem cerca de quatro meses em cartaz, para que todo o acervo possa ser visitado. A ideia para a segunda mostra é expor somente os trabalhos dos artistas do Grande ABC, que agora ocupam a entrada da Pinacoteca. “Para a terceira exposição já estamos pensando em mostrar somente as gravuras, que até lá estarão restauradas e prontas para a exibição”, falou Enock.

A Pinacoteca está instalada no segundo andar da Secretaria de Cultura e Turismo, que antes abrigava a parte administrativa da biblioteca municipal. “Era um espaço usado como depósito. Tivemos que reformar praticamente tudo, desde o piso e paredes até a parte elétrica”, disse Salles. De acordo com o secretário, o investimento para adaptação do local foi de R$ 115 mil, custeado pela iniciativa privada em parceria com o Sindicato dos Contabilistas.

Para Enock, o fato de a Pinacoteca estar no Paço Municipal facilitará a visitação. “É uma forma de mostrar o acervo da cidade e, ao mesmo tempo, conservar a história e provocar o debate entre os visitantes. Está muito bem instalada, na parte central da cidade, e é de fácil acesso”, diz.

A inauguração está marcada para hoje, às 19h. A visitação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Escolas também podem agendar visitas monitoradas. 

Link:
http://www.dgabc.com.br/Noticia/482632/pinacoteca-para-ver-e-sentir?referencia=buscas-lista

Nenhum comentário:

Postar um comentário