terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arte e Moda

Moda inspirada na Arte

Estilistas inspiraram-se em obras de arte de diferentes estilos para criarem seus modelos.

Louis Vuitton e Yayoi Kusama 



O trabalho da artista japonesa Yayoi Kusama, conhecida como a “princesa dos polka dots”, foi de inspiração para uma coleção da Louis Vuitton. A artista plástica levou sua clássica estampa de bolinhas às roupas e acessórios da “Infinitely Kusama”, nome escolhido para batizar a coleção. 


Yves Saint Laurent e Mondrian


Yves Saint Laurent foi um dos estilistas que mais utilizou das obras de grandes artistas para impactar o universo da moda. Já lançou criações inspiradas em nomes como Pablo Picasso, Henri Matisse, Van Gogh, Claude Monet, Serge Poliakoff, Tom Wesselmann e Georges Braque.


A coleção que chamou mais atenção foi a que trazia vestidos tipo “tubinho” com estampas inspiradas nas obras do pintor holandês Piet Mondrian. O vestido foi lançado em 1965 e se tornou ícone da história da moda.

Elsa Schiaparelli e Salvador Dalí


A estilista italiana Elsa Schiaparelli sempre criou peças lúdicas de inspiração surrealista. Em parceria com Dalí, Schiaparelli criou várias peças que se tornaram emblema de sua carreira, como o chapéu em forma de sapato, o vestido esqueleto (que causou escândalo ao ser lançado, em 1938) e o vestido com estampa de lagosta.

Alexander McQueen e M.C.Escher 


Antes da sua morte, o estilista britânico Alexander McQueen homenageou o desenhista holândes M.C. Escher, conhecido por suas ilusões de ótica e efeitos gráficos fantásticos.

Rodarte e Van Gogh 


As obras do pintor pós-impressionista Vincent Van Gogh foi fonte de inspiração para as estampas dos vestidos da coleção de verão 2012 da grife Rodarte, comandada pelas irmãs Kate e Laura Mulleavy. 

As peças reproduziram quadros como “Girassóis” e “Noite Estrelada”, que estão entre os mais famosos do artista holandês. 




Lisa Perry e Roy Lichtenstein 

A estilista americana Lisa Perry, inspirada nas obras de Roy Lichtenstein, criou uma coleção limitada de peças… 3 modelos de vestidos, com apenas 33 unidades de cada!!!


Variações



Link pesquisado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário