INTRODUÇÃO
O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência. Os orientais consideravam estes bonecos como verdadeiros deuses, dotados de recursos mediúnicos e fantásticos. Eles eram criados com tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes inspirados realmente em personagens reais.
No universo ocidental, ao contrário do Oriente, vê-se a razão humana tentando dialogar com o sagrado de forma rudimentar. Na era medieval esta arte foi alvo de intolerância religiosa, pois foi utilizado, nesta época, como um meio de evangelizar as pessoas. Ela era normalmente exibida durante as feiras livres nos burgos.
Em terras americanas, o Teatro de Bonecos chegou pelas mãos dos colonizadores, em meados do século XVI, na era das grandes descobertas. Desta forma este movimento cultural aportou no Brasil, mais uma vez como instrumento de doutrinação religiosa. Ele se consolidou no Nordeste, fixando-se especialmente em Pernambuco, sendo batizado na Paraíba como Babau. Através desta arte os artistas podem transmitir ao público sua mensagem impregnada de temáticas sociais.
A graça do boneco está em sua associação de movimento e sonoridade, o que encanta e seduz principalmente o público infantil. O Teatro de Bonecos está sempre intimamente ligado ao entorno histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo. Em cada recanto do Planeta, por conta da diversidade cultural, ele recebe um nome distinto.
Na Itália encontra-se o Maceus, posteriormente substituído pelo Polichinelo; na Turquia, o Karagoz; na Grécia, as Atalanas; na Alemanha, o Kasper; na Rússia, o Petruska; em Java, o Wayang; na Espanha, o Cristovam; na Inglaterra, o Punch; na França, o Guinhol; nos Estados Unidos, o Mupptes; e no Brasil, o Mamulengo.
O Teatro de Bonecos ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos do ator que o manipula, narra as histórias e transcende a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedução. Mas ele também tem um alto potencial educativo, podendo se converter em poderoso instrumento nas mãos de um bom educador.
Fontes
http://www.geocities.com/cerridween/history.htm
http://augustobonequeiro.wordpress.com/2007/04/14/historia-do-teatro-de-bonecos/
Exemplos de bonecos pelo mundo
Bunraku |
Wayang |
Polichinelo |
Petruska |
Bonecos tailandeses |
Marionete |
Karagoz |
Punch |
Marionete |
Fantoche de luva |
Mamulengos |
- Estudar as formas de fazer teatro com bonecos e as diferentes técnicas de bonecos/fantoches, com ênfase em bonecos de colher de pau.
Conteúdo(s)
- Criação de bonecos feitos em colher de pau O item de cozinha pode ser encontrado facilmente em várias lojas e por um preço bem camarada. Depois é só usar a criatividade para criar os personagens. Você pode usar retalhos de tecido ou feltro, botões, cola, fitas e muito mais.
- Criação do texto teatral para a apresentação das histórias
- Criação do palco para as apresentações
Você ainda pode desenhar na madeira e pintar os personagens: crianças, homens, mulheres, animais.- http://www.xalingo.com.br/blog/2014/07/vamos-fazer-fantoches-de-colher-de-pau/#sthash.bVqATWRE.dpuf
- 7ºs anos A, B, C e D
Material necessário:
- 1 colher de pau por aluno
- retalhos de tecidos
- papel crepom estampado ou colorido
- tesoura
- régua
- fitas
- lãs
- olhinhos de boneco (par)
- canetinha preta
- cola quente
- retalhos de papelão
- livros de teatro de bonecos com textos teatrais para inspirar os alunos.
Interdisciplinaridade
- O professor de Língua Portuguesa poderá auxiliar na correção dos textos teatrais que os alunos criarão para apresentarem utilizando os bonecos criados por eles.
Desenvolvimento
- 1ª ETAPA: CRIAÇÃO DOS BONECOS
- A colher de pau é a base.
- Os elementos a serem inseridos vão depender de que tipo de personagem o aluno irá criar.
- Alguns exemplos de fantoches...
https://br.pinterest.com/adrianabarros19/teatro/
PALCOS (SUGESTÕES)
- Teatro de Tecido cortininha painel com alça para pendurar
- Ótimo para brincadeiras com fantoches e dedoches
- Conte historinhas e ensine as crianças de uma forma diferente
- Estimula a criatividade, representação e interpretação de histórias
- Colorido e chamativo
- As crianças vão adorar brincar e também assistir pecinhas de teatro
- Alças para pendurar e cordinhas laterais para amarrar
- Ótimo para escolas, brinquedotecas, quartos de brinquedo, etc.
Especificações:
- Composição: Feltro e uma barra de madeira
- Dimensões aprox.: 1,60cm x 80 cm
http://www.fabricadebrinquedos.com.br/Teatro_Fantoche1.html
(SUBSTITUA A CAIXA DE SAPATO POR UMA CAIXA MAIOR. O PROCEDIMENTO É IGUAL, AUMENTANDO AS MEDIDAS DE ACORDO COM O TAMANHO DA CAIXA)
http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/11/cenarios-para-teatro-de-fantoches.html
- 2ª ETAPA: CRIAÇÃO DA HISTÓRIA
- Os alunos se reunirão em grupos para criarem a história a partir dos personagens feitos por eles nas colheres de pau.
- 3ª ETAPA: REVISÃO DA HISTÓRIA
- Correção de eventuais erros de grafia e concordância nas falas das personagens
- 4ª ETAPA: ENSAIOS E APRESENTAÇÃO
- Os alunos passarão a ensaiar as falas durante as aulas de Arte e em períodos fora do horário de aula.
- As apresentações dos grupos se darão na Sala de Artes da escola.
Avaliação
- Individual: Durante a confecção dos bonecos (participação e disciplina) e na arte-final dos bonecos.
- Grupo: Criação da peça e apresentação.
Variação para festas de final de ano
Papai Noel de feltro (vermelho e branco) e laço xadrez. A carinha pode ser desenhada totalmente ou os olhinhos podem ser colados. |
Carinhas de feltro, laços e cabo da colher pintado em verde ou vermelho |
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