quarta-feira, 5 de novembro de 2014

JINGLE

Criação de Jingle




Significado de Jingle

O que é Jingle:

Jingle é um termo inglês cujo significado refere-se à música composta para promover uma marca ou um produto em publicidades de rádio ou televisão. Jingle também é o ato de fazer algo tilintar ou soar. Por exemplo, o tilintar das chaves seria dito em inglês jingle of keys.

 

Jingle publicitário

O jingle publicitário é criado para cativar o público. Geralmente tem letras e melodias simples para que sejam facilmente memorizadas e inconscientemente recordadas por quem as ouve. Os jingles são geralmente curtos, quando muito, chega a um minuto de duração.

Um dos mais famosos jingles brasileiros é de um comercial da Guaraná Antárctica, com a inesquecível letra Pipoca com Guaraná. Mesmo passados muitos anos, há quem se recorde da música:




“Pipoca na panela
Começa a arrebentar
Pipoca com sal
Que sede que dá
Pipoca e guaraná
Que programa legal
Só eu e você
E sem piruá!
Que tal?
Quero ver pipoca pular 
(pipoca com guaraná)
Eu quero ver pipoca pular 
(pipoca com guaraná)
Quero ver pipoca pular, pular
Soy loca por pipoca e guaraná
Ah, ah, Guaraná!” 


Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do jingle.

- Identificar a finalidade do gênero textual jngle.

- Trabalhar a linguagem oral.

- Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do jingle.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham alguma noção sobre linguagem oral.
Estratégias e recursos da aula


Para começar, uma breve definição de jingle:
Jingle: Palavra inglesa que significa “tinido”. O jingle é uma mensagem publicitária em forma musical. Precisa ser curta, simples, cativante e fácil de memorizar.

Fonte: http://rccrj.org.br/index.php/comunicacao-social/610-comunicando-na-rcc-e-no-go-glosso

ATIVIDADE 1:

Comece a aula perguntando para os alunos se eles se lembram de alguma música presente em propagandas de rádio ou de televisão. Provavelmente, os alunos falarão dos jingles que fazem parte do seu cotidiano. Explique para os alunos que essas músicas utilizadas em campanhas publicitárias são chamadas de jingle.

Registre os jingles mais cantados pelos alunos em um cartaz na sala de aula, relacionando-o aos produtos que eles ajudam a vender. Não é necessário copiar toda a música, só uma parte que ajude a lembrar de que produto se trata.

Em seguida, organize as crianças em grupos para que elas perguntem para pessoas mais velhas na escola se elas se lembram de algum jingle de quando elas eram crianças. Elas podem fazer uma breve entrevista com a diretora, o porteiro, algum outro professor, as auxiliares de serviços gerais, etc. Nesse momento, o professor pode recordar com as crianças como deve ser sua fala ao se buscarem informações. Relembre que elas devem se apresentar, explicar o motivo da visita e o objetivo da entrevista com essas pessoas. O resultado dessa conversa deverá ser apresentado na próxima aula. Para complementar as informações, as crianças podem também entrevistar seus familiares.



ATIVIDADE 2 

Pedir aos alunos que contem os jingles que seus familiares e as pessoas da escola se lembraram. Eles também devem ser registrados junto àqueles lembrados pelos alunos na aula anterior. O professor pode realizar uma discussão, perguntando ao alunos por que eles acham que os familiares se recordam desses jingles antigos. Será que existe algo nesse tipo de propaganda que faz com que mais facilmente seja lembrada? Pode-se direcionar a discussão para que os alunos percebam que é mais fácil lembrar-se de uma música do que de falas e que esse gênero se utiliza dessa estratégia para atingir seu objetivo: fixar uma marca e vender com mais eficiência um determinado produto.



ATIVIDADE 3 

O professor pode exibir alguns exemplos de jingles para os alunos. Adiante seguem dois links: de uma propaganda televisiva e de uma seleção de vários jingles radiofônicos.

http://www.youtube.com/watch?v=onQtazZSRVE&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=q9WOJh5Voh4



Após exibir a primeira propaganda, o professor pode apresentar a letra do primeiro jingle:

O Elefante é fã de Parmalat

O porco cor-de-rosa e o macaco também são

O panda e a vaquinha só querem Parmalat

Assim como a foquinha, o ursinho e o leão

O gato mia

O cachorrinho late

O rinoceronte só quer leite Parmalat

Mantenha o seu filhote forte, vamos lá

Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.

Tomou?
Podem ser realizadas algumas perguntas para as crianças, articulando a letra às imagens presentes na propaganda, como por exemplo:

- Do que fala a música?

- Que produto a propaganda pretende vender?

- Por que ela utiliza imagens de animais e crianças para vender esse produto?

- Qual a relação que existe entre o jingle e as imagens utilizadas?

- Existe rima no texto? Para que serve a rima nesse texto?

- Alguma palavra é repetida várias vezes? Qual? Por quê?

Levar os alunos a perceberem que, no caso desse jingle, mas também em vários outros exemplos, a repetição da marca do produto tem como função fazer com que os prováveis consumidores se lembrem da existência dele. De modo semelhante, a rima também tem como objetivo auxiliar a fixação da letra da música. Em jingles exibidos na televisão, a relação entre as imagens e a música cantada é importante para produzir o efeito de vender o produto.



ATIVIDADE 4

Agora que os alunos já reconheceram as principais características do jingle, eles podem iniciar o processo de produção de um texto desse gênero. O professor pode sugerir que os alunos criem um jingle para um produto determinado, para algum evento ou para divulgar a escola. Para facilitar o trabalho dos alunos, pode-se sugerir que seja feita a paródia da letra de alguma canção conhecida. A paródia é um recurso comumente utilizado em jingles. Para exemplificar a atividade, o professor pode passar o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=SXC2CkDzTXo



Nessa propaganda, uma música que fez sucesso é utilizada para divulgar um determinado produto. Para que os alunos não tenham que se preocupar em criar uma melodia, eles podem utilizar uma música que já conhecem e concentrar seus esforços na criação de uma letra adequada ao gênero. É importante que os alunos contem com o auxílio do docente nesse processo de criação para que não percam o foco na hora de produzir o jingle.

Depois do processo de produção, os alunos podem gravar o seu jingle em um gravador para posterior exibição para a turma.



ATIVIDADE 5 

As gravações dos jingles feitas pelos alunos devem ser ouvidas na aula seguinte. O uso do gravador é bastante útil para revisar e avaliar textos orais. Ao escutarem seus textos gravados, os alunos podem se auto-avaliar e também avaliar o trabalho dos colegas. Alguns critérios podem ser apresentados para que eles verifiquem se o trabalho foi feito de maneira adequada, tais como: adequação do texto ao produto que se quer vender ou divulgar, uso adequado das palavras, entonação usada, ritmo, destaque do produto a ser vendido, entre outros. Essa avaliação, além de ajudar o professor a perceber se os alunos compreenderam o gênero que se quer estudar, auxilia os estudantes na avaliação da sua própria produção e pode permitir que eles criem textos orais adequados a sua finalidade.

ATIVIDADE EXTRA

Criar um jingle a partir de uma melodia já existente (PARÓDIA).
Em grupo, escolher um substantivo abstrato ou não palpável e criar uma propaganda onde esse substantivo seja o produto a ser vendido. O produto será na verdade um sentimento que será promovido pelo jingle criado.

Exemplos de sentimentos (ou substantivos abstratos):

  • tristeza
  • alegria
  • vontade
  • amor
  • justiça
  • paz
  • etc.
Apresentar o jingle, cantando-o para o restante da classe.
Entregar a letra do jingle, com capa contendo nomes, nºs e série dos componentes do grupo.
Será avaliado de acordo com a criatividade e participação de todos os envolvidos.

Recursos Complementares
O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar o seguinte endereço eletrônico: 

http://www.cdscompletos.org/nacional/os-maiores-jingles-de-todos-os-tempos/ 



Avaliação


Durante todo o trabalho, o professor pode avaliar seus alunos. Como essa é uma atividade que inclui também questões de oralidade, o professor deve estar atento ao modo como seus alunos se expressam, não para corrigir determinadas falas, mas para adaptar a fala ao contexto em que está inserida. Para uma avaliação mais pontual, a atividade 5 é bastante adequada. Além de permitir compreender o resultado final, o professor pode estimular a auto-avaliação por parte dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário