quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Música: O Corpo utilizado como Instrumento Musical



CORPO X INSTRUMENTO

Quando chamamos o corpo de ‘instrumento musical’, possivelmente, estamos incluindo-o no mesmo universo dos outros instrumentos musicais, mas será que ele é só mais um deles?

Dependendo de como usamos a terminologia, estaremos optando por valores diferentes. Por exemplo, se, em vez de usarmos a palavra ‘instrumento’, usarmos a palavra ‘recurso’, estaremos transformando a visão de mundo atribuída ao corpo.

Nós somos o nosso próprio corpo e, ao considerá-lo um instrumento, no sentido de ‘objeto’ ou ‘utensílio’, estamos atribuindo este valor a nós mesmos. Diferentemente, quando dizemos que o corpo é um recurso, no sentido de ‘origem’ ou ‘fonte’, exercitamos uma outra percepção: ao produzir música a partir dele, estamos produzindo música a partir de nós mesmos. Esta diferença é crucial para entendermos o significado da música que é produzida a partir dos sons do corpo, prática que sempre nos acompanhou, desde nossas origens.


Barbatuques é um grupo brasileiro de percussão corporal.

Criado em 1995 pelo músico paulistano Fernando Barba , o Barbatuques é formado por 15 integrantes (André Hosoi, Marcelo Pretto, André Venegas, Dani Zulu, Flávia Maia, Giba Alves, João Simão, Lu Horta, Heloiza Ribeiro, Mairah Rocha, Maurício Maas, Renato Epstein, Charles Raszl e Lu Cestari) que propõem, sobretudo, fazer música a partir do batuque com o próprio corpo, como palmas, batidas no peito, estalos com os dedos e a boca, assobios e sapateados, resultando ritmos do samba ao rap. Além disso, mostra o resultado da coletividade e da brasilidade como tema.


As expressões orgânica e corporal mostram o desenvolvimento de linguagens cênicas e visuais com projeções de imagens e coreografias.


Grupo Barbatuques

                       Barbapapa's Groove - Barbatuques                             




A música pode ser obtida também com objetos do dia-a-dia. 
Um grupo bastante conhecido que utiliza esse recurso para suas performances é o grupo Stomp.

Grupo Stomp
O Grupo Stomp utiliza materiais de sucata, recicláveis e objetos inusitados (vassouras, caixas de fósforo e latas de lixo) para produzir sons e ritmos musicais. Além dos instrumentos, a expressão corporal dos artistas e o público, com suas palmas, ajudam a construir as oito performances apresentadas em palco. Alguns dos materiais utilizados pelo Stomp semanalmente: 30 vassouras, 288 litros de água, 2 galões de tinta, 10 mastros de madeira, 40 jornais, 10 quilos de areia, 10 tampas de latões de lixo, 4 cabos de martelo, 5 rolos de fita adesiva, 2 rolos de ataduras, 12 caixas de fósforo, 1 lata de lixo com pedal, 10 botinhas, 1 fita métrica, 7 Garbage Cans, 20 baquetas, 4 caixas de lenço e 3 canetas.

A palavra stomp pode se referir a um subgênero distinto de teatro físico, onde o corpo incorpora-se a outros objetos como meio de produzir percussão e movimento que ecoa as danças tribais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário