- DESIGN
Design é a palavra em inglês para desenho, do verbo latino designare, que significa traçar, apontar, mostrar uma direção. Além de se preocupar com a estética de um produto, o designer busca a sua funcionalidade. Ele cria e desenvolve projetos gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidos em grande escala.
Na área gráfica, cria logotipos, define a formatação das páginas de uma publicação, como jornais e revistas, definindo o tipo e o tamanho das letras e a disposição das imagens.
Pode trabalhar em meio digital, desenvolvendo interfaces para sites, games e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Neste caso, atua em editoras, agências de publicidade, birôs de computação gráfica e produtoras de mídia digital.
Por fim, o designer trabalha no setor de máquinas e equipamentos, desenhando peças a serem usadas pelas fábricas em seus processos de produção. Dependendo da área de atuação, o designer convive no dia a dia com arquitetos, profissionais de marketing, jornalistas, editores, engenheiros e especialistas em informática. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.
Mais informações no link a seguir:
- Design de embalagens: tudo que você precisa saber antes de criar a sua
Uma embalagem bem construída é essencial para o sucesso das empresas neste mercado tão competitivo. Por isso, investir no design de embalagens é uma necessidade que vai tornar mais fácil a tarefa de transportar, expor e vender o seu produto.
- As principais funções das embalagens
A embalagem serve para… Embalar! Certo, mas além do óbvio, muitas outras funções são de responsabilidade desse item tão importante.
- Funções primárias
Aqui tratamos do básico, como citamos: serve para conter, proteger e transportar produtos.
- Econômicas
É um item que impacta na formação de preço e no custo de produção.
- Mercadológicas
A embalagem transmite informações sobre o produto, desperta o interesse do consumidor no ponto de venda e é um suporte para ações promocionais.
- Conceituais
Agrega valor ao produto, ajuda a construir sua imagem e a formar conceitos sobre o fabricante.
- Sociocultural
Expressa os valores e características regionais da empresa e do público-alvo dos produtos.
- Meio ambiente
É um importante componente do lixo urbano e deve ser pensada também sob esse aspecto.
Como podemos ver, são muitos os itens a serem levados em conta na hora de projetar uma embalagem. Um profissional de design qualificado para a criação é capaz de considerar todos esses aspectos.
- O que é design de embalagens?
O termo “design” tem sido aplicado em diversas áreas e até perdeu o sentido original em alguma delas. Aqui, trataremos da atividade de projetar objetos, impressos, tecidos, estamparia e rótulos.
Assim, o design de embalagens é uma metodologia que leva em consideração a função do objeto, as características da matéria-prima, a tecnologia disponível na linha de produção e as necessidades do mercado e dos clientes.
Analisar cada uma dessas características e combinar os melhores aspectos para a realidade da sua empresa é o que vai produzir uma embalagem eficiente e atrativa.
- Pense nas formas
As primeiras embalagens tinham a função essencialmente de armazenar produtos e suas formas variavam com a característica do conteúdo. Sacas serviam para guardar grãos e farinhas, garrafas e jarros eram usados para bebidas, azeites e outros líquidos.
Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia e as infinitas possibilidades de materiais e texturas, pensar o formato da embalagem deve ser muito mais que um aspecto técnico. É possível diferenciar seu produto, agregar valor a ele e atrair clientes investindo no formato das embalagens.
Um exemplo claro são as embalagens de arroz. Tradicionalmente, o produto é embalado em sacos plásticos transparentes, em dois tamanhos e com impressão colorida. Esse é o padrão do mercado. Com a onda da gourmetização e a popularização de outras variedades, foi necessário diferenciar a maneira de armazenar e divulgar. Hoje já é comum encontrar arroz em caixas de papelão, que permitem a impressão em maior qualidade de cor e imagem, são mais atraentes ao consumidor e dão a percepção e um produto mais sofisticado e valioso.
O formato das embalagens é também um forte aliado na construção da identidade da marca. Quem não reconhece de longe a inconfundível garrafa da Coca-cola? É fácil diferenciar na gôndola o que é Nescau e o que é Toddy, certo? Esses são exemplos clássicos de imagens já consolidadas, mas sua empresa pode e deve investir nesse aspecto para criar seu próprio conceito.
- Defina a identidade visual do seu produto
Cada um dos itens do seu mix de produtos deve ter um logotipo, uma cartela de cores e alguns elementos visuais específicos. Isso faz com que o consumidor reconheça facilmente a sua marca e associe a embalagem com os outros itens de comunicação da empresa.
Ao trabalhar com uma linha de produto, as embalagens devem ser pensadas em conjunto para formar uma unidade visual. A coerência entre as características de cada peça vai garantir que elas sejam reconhecidas como partes de um todo.
- Faça propaganda na embalagem
Crie um slogan ou uma chamada publicitária e insira na embalagem. Isso vai ajudar a divulgar mais as características do seu produto. Só fique atento ao conteúdo dessa mensagem, pois a legislação aplica punições às promessas descabidas ou que induzem ao erro.
É possível também aproveitar o verso da embalagem para promover outros produtos da empresa, divulgar alguma ação e despertar o interesse do consumidor. Outra dica é manter bem visíveis os endereços das redes sociais.
- Invista nas embalagens promocionais
Datas comemorativas são ótimas oportunidades de aumentar as vendas. Se seu produto tem rotatividade rápida no mercado, vale a pena investir em embalagens temáticas para Natal, dia das Mães ou dos Namorados, por exemplo.
Outra opção são as embalagens que oferecem quantidades extras de produto. “Compre 3 e pague 2”, “leve 100 ml a mais” ou “ganhe o produto X na compra do produto Y” são algumas possibilidades de atração de clientes. Itens colecionáveis também fazem sucesso: como latas, copos e caixas decoradas, que costumam ir além do armazenamento do produto e continuam sendo usados depois.
Planeje o calendário promocional da sua empresa para verificar quais ações são viáveis e quais datas têm maior impacto e interesse do seu público-alvo.
Pesquise as tecnologias disponíveis e fique atento aos lançamentos do setor para conhecer todas as possibilidades de desenvolvimento de embalagens para os seus produtos.
Vale a pena visitar feiras, procurar novos fornecedores e materiais inusitados. As frequentes inovações do mercado são ótimas oportunidades de sair na frente e oferecer aos clientes embalagens mais atrativas e com mais qualidade.
Todas essas dicas só funcionarão de verdade se você conhecer o seu cliente. Fique atento às mudanças e mantenha um canal de comunicação aberto para receber críticas e sugestões. Assim, você poderá monitorar o que está funcionando ou não e ajustar o caminho, caso seja necessário.
Planeje o calendário promocional da sua empresa para verificar quais ações são viáveis e quais datas têm maior impacto e interesse do seu público-alvo.
- Tecnologia como aliada da criatividade
Pesquise as tecnologias disponíveis e fique atento aos lançamentos do setor para conhecer todas as possibilidades de desenvolvimento de embalagens para os seus produtos.
Vale a pena visitar feiras, procurar novos fornecedores e materiais inusitados. As frequentes inovações do mercado são ótimas oportunidades de sair na frente e oferecer aos clientes embalagens mais atrativas e com mais qualidade.
Todas essas dicas só funcionarão de verdade se você conhecer o seu cliente. Fique atento às mudanças e mantenha um canal de comunicação aberto para receber críticas e sugestões. Assim, você poderá monitorar o que está funcionando ou não e ajustar o caminho, caso seja necessário.
- Poliedros
As faces do poliedro são formadas por polígonos (figura plana composta de n lados) e as arestas e os vértices correspondem aos lados e aos vértices dos polígonos.
Origem da palavra poliedro
O termo poliedro tem sua origem no idioma grego:
póly (vários) + hedra (faces).
Poliedro refere-se aos sólidos geométricos de várias faces.
Classificação dos Poliedros
Os poliedros são classificados em regulares e não regulares. Dessa forma, os poliedros regulares surgem quando suas faces formam polígonos regulares e congruentes.
Por sua vez, os poliedros não regulares são formados por polígonos regulares e irregulares.
- Poliedros Regulares
Os poliedros regulares convexos são formados pelos cinco “Sólidos Platônicos” ou “Poliedros de Platão”, a saber: tetraedro, hexaedro (cubo), octaedro, dodecaedro, icosaedro.
- Tetraedro: sólido geométrico formado por 4 vértices, 4 faces triangulares e 6 arestas.
- Hexaedro: sólido geométrico formado por 8 vértices, 6 faces quadrangulares e 12 arestas.
- Octaedro: sólido geométrico formado por 6 vértices, 8 faces triangulares e 12 arestas.
- Dodecaedro: sólido geométrico formado por 20 vértices, 12 faces pentagonais e 30 arestas.
- Icosaedro: sólido geométrico formado por 12 vértices, 20 faces triangulares e 30 arestas.
- Poliedros Não Regulares
Os poliedros não regulares são sólidos geométricos com faces formadas por polígonos regulares e irregulares, os mais conhecidos são o prisma e a pirâmide.
- Prisma: sólido geométrico formado por uma face superior e inferior planas e congruentes. Ademais, suas laterais são compostas de paralelogramos ou quadriláteros. Importante destacar que dependendo da inclinação das arestas laterais, os prismas são classificados em retos ou oblíquos.
- Pirâmide: sólido geométrico formado por uma base poligonal e um vértice (vértice da pirâmide) que une todas as faces laterais triangulares. Note que o número de lados do polígono da base corresponde o número de faces laterais da pirâmide.
- Pentaedro
Na geometria um pentaedro é um poliedro com cinco faces. Eles são de dois tipos: Com uma face em forma de quadrilátero e quatro em forma triangular , ou seja, uma pirâmide , o que irá ser regular ou irregular, dependendo da forma da base. Três rostos em forma de anel e duas faces triangulares adjacentes não adjacentes, que é um prisma triangular, um tronco de pirâmide truncada ou de outra. Não pode haver pentaedros regulares ou seja, sem sólidos platônicos cinco faces.
Duas formas construídas com polígonos regulares são a pirâmide quadrada e o prisma triangular.
- Paralelepípedos
Paralelepípedos são sólidos geométricos formados apenas por faces planas e poligonais. Eles são prismas cujas bases são paralelogramos.
Planificações
Elementos de um poliedro
- Faces : As faces de um poliedro são formadas por polígonos (triângulos, quadriláteros, pentágonos, entre outros).
- Arestas: Aresta é a reta que se origina a partir da interseção de dois planos (polígonos) que formam um ângulo.
Um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, ou o encontro de duas semi-retas, normalmente numerado, dos dois lados de um polígono ou de três (ou mais) faces e arestas de um poliedro.
- https://escolakids.uol.com.br/elementos-de-um-poliedro.htm
- https://escolakids.uol.com.br/poliedros.htm
- https://www.significados.com.br/aresta/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9rtice
MMR
– MÉTODO DE MELHORIAS E RESULTADOS
- Série – 9ºs anos A, B, C e D
- Disciplina – Arte
- Tema – Geometria
- Título – Design e Geometria
- Desenvolvimento:
1. Conversa sobre o que será trabalhado em sala de aula e texto sobre Design e projeção de exemplos de poliedros em blog https://adriartessempre.blogspot.com/2018/08/design-e-geometria.html.
2. Pedido de material necessário à aplicação do projeto:
3. O trabalho será feito em grupos de até 6 elementos.
4. O papel cartão será utilizado para a confecção da embalagem de um produto criado pelos grupos de alunos mediante escolha de um poliedro que dará forma à embalagem.
5. Após a criação da embalagem os alunos farão um cartaz publicitário ressaltando o produto criado através de um “slogan”.
6. Cartaz contendo o sólido planificado com seu nome correto e tabela com:
2. Pedido de material necessário à aplicação do projeto:
- Papel cartão branco (1 folha)
- 2 folhas de cartolina branca
- Canetinha preta
- Lápis de cor
- Canetinhas coloridas
- Tintas e pincéis (opcionais)
- Letreiros
3. O trabalho será feito em grupos de até 6 elementos.
4. O papel cartão será utilizado para a confecção da embalagem de um produto criado pelos grupos de alunos mediante escolha de um poliedro que dará forma à embalagem.
5. Após a criação da embalagem os alunos farão um cartaz publicitário ressaltando o produto criado através de um “slogan”.
6. Cartaz contendo o sólido planificado com seu nome correto e tabela com:
- Nº de faces
- Nº de arestas
- Nº de vértices
Trabalhos dos alunos dos 9ºs anos (E.E. Papa João Paulo I)
Nenhum comentário:
Postar um comentário