E.E. "PAPA JOÃO PAULO I" - SANTO ANDRÉ - SP
Aos alunos do 9º ano B
PROJETO
1. Título
“Cem Anos de Vinícius de Moraes”
2. Explicação do tema e problematização
*Os alunos realizarão atividades através do uso de site criado a partir
do tema dos Cem Anos de Vinícius de Moraes;
*Atividades práticas voltadas para o tridimensional serão realizadas a
fim de se criar um ambiente que retrate a obra “A Arca de Noé” (poemas
a serem escolhidos futuramente).
3. Objetivos gerais e específicos
Os alunos deverão:
* Conhecer a obra de Vinícius de Moraes através de sua poesia musicada
voltada para crianças;
* Construir um ambiente dentro da sala de aula, retratando os
personagens das músicas escolhidas (ou poesias);
* Relacionar o tema já estudado, “site specific”, com o ambiente da Arca
de Noé.
4. Público de interesse
9º ano B (sala de coordenação)
5. Proposta de Interação
* Confecção de personagens diretamente ligados às músicas de “A Arca
de Noé”;
* Artes Visuais e Música.
6. Metodologia /Procedimentos
Materiais a serem utilizados:
* TNT e outros tecidos
* Papel cartão ou color set (várias cores)
* E.V.A. (amarelo e branco para as abelhas; rosa, laranja e verde para
as flores)
* Placa de isopor (para os girassóis, o sol e a lua)
* Papel camurça (marrom para o miolo dos girassóis e amarelo para o
sol)
* Cartolinas brancas para as borboletas (asas)
* Papel color ser marrom (para o corpo das borboletas)
* Papel color set preto (para as formigas)
* Papel laminado prata para a lua
* Papel crepom (amarelo para as pétalas dos girassóis e de outras cores
para as rosas; preto e azul para o fundo dos cenários)
* CD com as músicas escolhidas
* Glitter (opcional)
* Cola branca
* Cola bastão
* Cola quente para colar as figuras de E.V.A
* Tesoura
* Lápis de cor, giz de cera e canetinhas
* Tinta plástica para a pintura
* Pincéis
* Potes para a mistura de tintas
Extras:
* Régua, compasso, fita crepe, fita dupla-face, durex, fio de náilon
* Papel craft para forrar as mesas ou tecido TNT (para dar volume ao
cenário), papel pedra, etc.
Procedimentos
1. A classe será dividida em grupos que terão a responsabilidade de criarem os personagens das músicas escolhidas;
2. A confecção dos itens que formarão a instalação será realizada em datas a serem marcadas pela professora (próximas ao evento de apresentação dos trabalhos);
3. Haverá um grupo para ajudar na montagem e outro para desmontagem da sala com tempo e organização a fim de que os trabalhos não se estraguem.
7. Justificativa
* Fazer com que os alunos entrem em contato com esse grande compositor, renomado tanto no Brasil quanto no exterior.
8. Pesquisa Bibliográfica
* Poemas Infantis de Vinicius de Moraes - A Arca de Noé - José Olympio Editora
* A Arca de Noé - Vinicius de Moraes - Literatura em Minha Casa (Volume I) Companhia das Letrinhas
* Pesquisas realizadas pelos alunos pela Internet
9. Cronograma de Ação
* 01/08/2013 a 19/10/2013
10. Indicadores de Avaliação
* Organização
* Capricho
* Estética
* Limpeza após o término da apresentação
Textos de Apoio
POESIAS DE VINÍCIUS DE MORAES PARA CRIANÇAS
(Clique nos títulos para acessar as poesias)
Atividades da Webquest "Galileu Cibernético":
9º Ano
Faça uma ilustração em papel de sulfite comum com o título "Garota de
Ipanema" e entregue para o (a) professor (a) de Arte. Esta é a
atividade 1 desta Webquest.
Faça um cartão de presentes,para "O dia dos namorados" cujo tema
será " O Amor e a Fidelidade" inspirado no "Soneto de Fidelidade",
desenhe e pinte buscando fazer uma releitura do estilo de Tarsila do
Amaral; entregue a atividade para o(a) professor(a) de Arte.
8º Ano
O vídeo que você acaba de assistir é uma obra de parceria entre
Vinícius e Toquinho. Nela o nosso Poetinha compara a vida a uma
aquarela. Para que você entenda melhor o que é uma aquarela, click no
próximo link e você verá algumas obras da pintora brasileira Maria Inês
Scarponi.
http://estacaodasartes.wordpress.com/tag/aquarela/
Aquarelas são gravuras feitas com tintas solúveis em água, ou seja,
tintas que podem ser dissolvidas em água. Uma de suas características
é a suavidade de suas cores, e isso faz com que elas sejam bastante
frágeis e muito mais sujeitas a se descolorirem que pinturas feitas por
outros tipos de tinta.