sexta-feira, 27 de junho de 2014

RELEITURA




Releitura de Arte é LEGAL 


RELEITURAS de obras de artes, sejam famosas ou não, é PERMITIDO e ensinado nas Escolas de Belas Artes.
Se você pesquisar no GOOGLE - Não existiu um só gênio do passado que não tenha feito Releitura.

Picasso declarou: Fazer uma boa releitura é divino, pintar porcaria é para cretino.

EVIDENTE que não pode assinar o nome ou a marca do artista , não precisa constar que é Releitura em lugar algum. No entanto, ao registrar sua obra na Biblioteca Nacional, fazer exposição ou catalogar, É ÉTICO colocar a ORIGEM da releitura, citando o autor anterior, isto é ser um ORIGINAL, pois criar neste planeta é impossível (Lavoisier). Dono da obra é quem PINTA e ASSINA seu próprio nome ou marca.

- COPIAR quem faz é máquina, nenhum pintor conseguiria de fato fazer uma cópia idêntica, nem mesmo o artista original...

- Toda RELEITURA é uma nova obra, portanto do autor da mesma e claro, pode vender. Uma releitura NÃO é uma reprodução, ou uma cópia perfeita como em uma gravura ou reprodução de máquina.

- ANTI-ÉTICO é fazer falsificação, que é pintar e se fazer passar por um autor de renome, assinando o nome DELE, isto é crime.

* "E chega de 'Ditadores nas Artes', não precisamos mais morrer para nossas obras terem valor e muito menos mentirem que reproduções e gravuras desvalorizam uma obra, olhem para Monalisa" (Jedyan Brönner).


LINKs: