Para o assessor internacional da Unesco, Hugues de Varine-Boham, o patrimônio cultural está dividido em três grandes categorias de elementos: a natureza e o meio ambiente; o conhecimento, as técnicas, o saber e o saber fazer; e os bens culturais (objetos, artefatos e construções).
Cataratas do Iguaçu
Festas, costumes, tradições e outras manifestações populares e eruditas também constituem o patrimônio cultural de uma nação, como a capoeira e o pão de queijo, declarados como patrimônios culturais do Brasil.
Capoeira (imagem antiga)
Segundo artigo 216 da Constituição Federal, configuram patrimônio "as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico."
No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é responsável por promover e coordenar o processo de preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, em suas dimensões material e imaterial.
Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.
Na lista de bens imateriais brasileiros estão a festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Caruaru, o Frevo, a capoeira, o modo artesanal de fazer Queijo de Minas e as matrizes do Samba no Rio de Janeiro.
O patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis – núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Entre os bens materiais brasileiros estão os conjuntos arquitetônicos de cidades como Ouro Preto (MG), Paraty (RJ), Olinda (PE) e São Luís (MA) ou paisagísticos, como Lençóis (BA), Serra do Curral (Belo Horizonte), Grutas do Lago Azul e de Nossa Senhora Aparecida (Bonito, MS) e o Corcovado (Rio de Janeiro). Fonte: Iphan
Uma boa questão para a educação patrimonial é compreender a diferença entre reforma e restauro, nem sempre clara para o povo da cidade e seus dirigentes. Modernizados por reformas, prédios se descaracterizam sem cuidado, mas muitas obras podem ser lembradas por restaurações recentes.
Significado de Restauração
s.f. Ação ou efeito de restaurar; restauro. Ação de recuperar e/ou reparar; conserto ou recuperação. O trabalho que, realizado numa obra de arte ou de construção, faz com que suas partes deterioradas sejam restabelecidas. Recuperação das forças após uma doença. Ação de restabelecer ou instituir novamente um regime político ou uma situação histórica já ocorrida. Jurídico. Ação de fazer com que algo volte ao seu estado anterior; reconstrução. Ação de recuperar uma nacionalidade anulada; ação de readquirir a independência perdida. (Etm. do latim: restauratio.onis)
Sinônimo de restauração: conserto, reabilitação, recuperação, reparação e restauro
Significado de Reforma
s.f. Ato ou efeito de reformar. Nova organização, nova forma. Substituição de uma promissória, na prorrogação do prazo. Modificação de uma sentença judicial em grau de recurso. Restabelecimento da disciplina numa ordem religiosa. Renovação: reforma do vestuário. Afastamento definitivo do serviço, concedido ou imposto aos militares. Nome dado ao movimento renovador da Igreja, iniciado por Lutero no séc. XVI.
Sinônimos de Reforma: reestruturação, regeneração, renovação, reorganização e restruturação.
Cine teatro Carlos Gomes (Santo André) 1914 no Largo da Estátua
Cine teatro Carlos Gomes - 1928
Primeira apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André - 1953
1953 - já na Av. Senador Fláquer
Década de 90 - perdendo totalmente a fachada original
Maquete eletrônica do projeto de restauro do Cine-Teatro de Variedades Carlos Gomes, Santo André, SP (acervo: Brasil Arquitetura, 1999) A falta de recursos para os investimentos necessários no restauro do edifício levou a degradação do espaço em virtude da umidade e, posteriormente, riscos da integridade da estrutura do telhado o que forçou sua interdição em 2009 para qualquer atividade (o espaço do auditório já estava sem uso desde 2005). Segundo documento avaliação técnica da Prefeitura de Santo André, " o local era insalubre, não apenas pelo cheiro forte de mofo e presença de insetos, mas principalmente pela falta de ventilação, problemas visíveis na parte elétrica e a ausência de saídas de emergência em caso de acidente " (Santo André, 2011, p. 3).
Carlos Gomes já interditado
Perto do que já foi, só a carcaça, aguardando a restauração prometida há muito tempo
Entre elas pode-se citar na cidade de São Paulo: a estação ferroviária da Luz, aberta ao público em 1901, que hoje abriga, além da estação, o Museu da Língua Portuguesa; e o prédio da atual Estação Pinacoteca; projeto de Ramos de Azevedo, inaugurado em 1875, utilizado pelo Departamento de Orcem Pública e Social (DOPS), de 1943 a 1983, como sede de sessões de interrogatório e torturas durante o período da ditadura militar e que, hoje, faz parte de um complexo cultural que também envolve a Estação Júlio Prestes, transformada na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com uma das mais modernas e belas salas de concertos do mundo - a Sala São Paulo.
Estação da Luz - 1908
Estação da Luz - anos 1920 ou 1930
Estação da Luz após restauração
Estação da Luz à noite
Antigo prédio do DOPS (atual Estação Pinacoteca)
Estação Pinacoteca ou Memorial da Resistência
Projeto inicial da Estação Júlio Prestes
Estação Júlio Prestes atualmente
Jardim de inverno da estação Júlio Prestes...
...que é removido.
As três palmeiras imperiais do jardim são transplantadas na Praça Júlio Prestes
O jardim dá lugar à uma das mais importantes salas de concerto do mundo...
Sala São Paulo
Área de alimentação
Estação das Artes
Vitral da Estação Júlio Prestes - Indústria (detalhe)
Vitral da Estação das Artes - Café
Vitral da Estação das Artes - Indústria
Vista aérea da Sala São Paulo e estação Júlio Prestes
Vista aérea noturna
Outros exemplos de restauração:
Pinacoteca do Estado
Catedral da Sé
Mercado Municipal da Cantareira
Centro Cultural Banco do Brasil
Projeto inicial do prédio da Pinacoteca
Foto antiga da Pinacoteca do Estado em frente à Estação da Luz
Fachada da Pinacoteca da Avenida Tiradentes
Fachada da Pinacoteca em frente à Estação da Luz (atual)
Croqui do primeiro Banco do Brasil da cidade de São Paulo
Prédio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
CCBB à noite
entre outros...
Muitas cidades do interior e do litoral têm passado por restaurações, como o centro da cidade de Santos.
Santos antiga
Santos antiga - Praça da Independência
Centro velho restaurado
Bondinho passando pelo Centro Velho de Santos (velho???)
Obras de arte que foram restauradas:
Os bandeirantes, de Henrique Bernardelli, pintada no final do século XIX e que pertence ao acervo do Palácio dos Bandeirantes.
O teto da Capela Sistina, no Vaticano, pintado por Michelangelo, escurecido pelos anos em que, antes da invenção da luz elétrica, as velas o iluminavam.
Capela Sistina
Entretanto nem sempre os restauros são feitos com todo o cuidado que merecem. Imagens e obras de arte que não foram devidamente restauradas como eram no princípio, acabam perdendo suas características originais e gerando polêmicas.
Esculturas de Jesus e seus apóstolos (em Portugal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário