Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

O SOM E O AMBIENTE


Paisagem sonora
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Paisagem Sonora é um conceito que tem origem na palavra inglesa "soundscape" e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica. O estudo de paisagens sonoras enquadra-se no âmbito da Ecologia Acústica.

O conceito Paisagem Sonora teve origem e definiu-se através do grupo de trabalho dirigido por R. Murray Schafer (músico, compositor, ambientalista, professor e investigador). R. Murray Schafer em conjunto com outros investigadores, como Barry Truax e Hildegard Westerkamp fundou o World Forum for Acoustic Ecology, assim como mais tarde o World Soundscape Project. Estes grupos foram responsáveis pela publicação de alguns dos documentos mais relevantes relativos ao estudo de Paisagens Sonoras e Ecologia Acústica. Livros como "Soundscape - The Tuning of the World" de Shafer ajudaram a desenvolver um sentido crítico, analítico e atento relativamente ao ambiente sônico que nos rodeia, assim como às suas sucessivas modificações no decorrer da história, principalmente à medida que as civilizações se desenvolviam industrial e tecnologicamente.




Neste livro, o autor oferece uma visão dos fenômenos musicais, em que cabe uma gama de sonoridades que compreende, entre outros, o ruído estridente das metrópoles, os sons da neve, das folhas, dos sinos, dos elementos primordiais - terra, fogo, água e ar -, os sons antigos já perdidos, e até mesmo o silêncio dos lugares distantes e esquecidos.

Exemplos de paisagens sonoras:














Sons da natureza para relaxar


Música Sons da Natureza Pássaros, Água, Chuva e Piano Para Meditar, Relaxamento e Dormir


Sons da Cidade


Fluxo, sons e cidade


Murray Schafer



John Cage


John Cage