Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A obra de arte que só pode ser vista do céu


“Wish”, de Jorge Rodriguez-Gerarda, tem 44,5 mil metros quadrados e mal pode ser compreendida do nível do chão

Não dá para imaginar uma obra de arte tão grande como o trabalho “Wish”, de Jorge Rodriguez-Gerarda. Ele ocupou um campo de 44,5 mil m² em Belfast, na Irlanda do Norte, e o preencheu com quatro mil toneladas de areia, terra, grama e pedras para formar a imagem de uma garota local de seis anos de idade. O resultado mal pode ser compreendido do nível do chão e só começa a fazer sentido se for visto do prédio mais alto da cidade.




Para fazer a imagem, o artista que tem nacionalidade cubana e americana usou um dispositivo GPS sofisticado para traçar as coordenadas específicas e os locais onde foram colocadas as 30 mil estacas de madeira que formavam o esboço. Depois disso, com a ajuda de uma empresa de construção e do corpo de bombeiros local, ele começou a montar o desenho final, que levou quatro semanas para ser concluído.

Quem estiver pensando em conhecer a “Wish” não tem muito tempo. A obra de Rodriguez-Gerarda é temporária, já que o campo na Irlanda do Norte será demolido depois de dezembro.

Link para ver o álbum de fotos:

domingo, 3 de novembro de 2013

Do Minhocão, plateia assiste ao espetáculo “Esparrama pela Janela”

Edifício São Benedito, terceiro andar. Número 158 da Rua Amaral Gurgel, Santa Cecília, centro de São Paulo. Neste endereço, a partir de 17 de novembro, aos domingos, pontualmente às 10h30 e 14h30, a intervenção cênica “Esparrama Pela Janela” proporciona uma experiência, no mínimo, inusitada: de cima do Minhocão (Elevado Costa e Silva), a plateia assiste a uma apresentação teatral de uma janela a cerca de cinco metros de distância.

Palhaços, música, bonecos e máscaras serão apresentados da janela de um prédio para o público que passar pelo “Minhocão” aos domingos.



Criado pelo Grupo Esparrama,  a montagem apresenta um morador que, cansado do caos diário que entra pela sua janela, decide subverter a realidade que o cerca. Como? Com pitadas de poesia e comicidade.

Para a concepção da peça, que tem cerca de 30 minutos, um dos recursos utilizados foi a criação de uma estrutura de janela bidimensional com proporções assimétrica. Este formato, que remete à linguagem de animação, servirá de moldura para as máscaras e bonecos de proporções e cores exageradas, intensificando o caráter cômico do projeto. Já a sonoplastia das cenas incluem diversas músicas executadas ao vivo.

Não perca! 

Quem passar pela região nos dias das apresentações, uma sinalização especial que estará pelas ruas do bairro, localizadas ao lado do Metrô Santa Cecília e na Rua da Consolação, indicará o local exato da intervenção. Não perca!

SERVIÇO

O QUE
"Esparrama pela Janela"
QUANDO:
  • de 17/11 a 15/12
    • Domingos às 10:30
    • Domingos às 14:30

Adicionar à minha agenda do Google
QUANTO
Catraca Livre
ONDE
Elevado Costa e Silva (Minhocão) 
Avenida Amaral Gurgel
Centro
São Paulo
Estação República (Metrô – Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela)
VER NO MAPA
As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Link: